Ser mãe é também passar por momentos de tristeza, culpa e dor. Na verdade, acho que todo o tempo. E eu, eventualmente, me consumo com isso. É difícil a beça aceitar que nossos filhos, meus filhos no caso, tem o seu próprio caminho... mas, olha, não quero dizer isso pelas escolhas individuais que eles fazem, que os orientam para o bem ou para as coisas boas. 

Quero dizer dos erros, dos tropeços, das dores mesmo. Porque é certo que, como mãe, a gente não quer mesmo ver filho sofrer. E eu não queria que os meninos passassem mal em nada. Mas, eu já entendi que minhas asas e ações não alcançam pra cobrir tudo o que precisa ser coberto. Não mesmo.

...

E além disso, então, eu cometo ERROS. Erros grotescos, às vezes, erros bobos em outras. Erro coisas que eu não poderia errar. E, basicamente, isso vira uma grande razão para eu me ver como responsável por tudo o que está errado na vida deles. E, claro, errado sob minha opinião e perspectiva, sob a análise de quem já viveu tanto. E eu me machuco pq não quero machucar os meninos.

...

Queria ser a grande provedora, a grande acertadora das coisas. A que percebe tudo.

...

O pai dos meninos sempre dizia que eu tinha dificuldade em olhar as soluções pela perspectiva de outras pessoas, do que elas eram capazes de ver como solução. Acho que foi a primeira pessoa que me disse isso, quando falávamos de minha irmã. Ele dizia que as soluções que eu apresentava pra ela, serviriam para mim e não para ela. Essa fala dele não ajudou a mim, não ajudou a ela. E olha onde estamos. Talvez, só "talvez", se eu tivesse feito do meu jeito, talvez não estivéssemos onde estamos.

|

Em todo caso, os nossos filhos cá estão. Sob MINHA responsabilidade. E até porque, de alguma forma, ele mesmo se abdicou de estar presente (pelas escolhas todas que ele fez). E eu vou, SOZINHA, arcando com as paradas todas.

Enfim, perdi o prazo de matricular meu filhote mais velho no Ensino Medio Estadual.

E ele por si mesmo, acabou perdendo, ao longo do ano, chances atrás de chances de conseguir estudar e entrar em escolas via Bolsas de Estudos ou via prova. Ele se esforçou mais agora no final do ano. Mas, no balanço, não foi o suficiente. Como explicar isso pra ele? Que não foi suficiente? Eu digo, à maneira de uma mãe direta e que sabe muito bem o que é se esforçar pelas coisas. "Filho, é importante se dedicar mais pra que o resultado seja o que você espera. Eu entendo que, para você foi bastante esforço mas, tem muitas outras pessoas correndo atrás, junto."

Ele não entende as matérias, tudo parece difícil pra ele, exceto os jogos, nos quais ele se torna exímio. E exceto essas relações complexas que ele está estabelecendo com os amigos, as relações humanas, o entender quem ele mesmo é. Eu queria poder prover muito mais pra ele, muito mais condições. Mas, não consegui ainda chegar a esse ponto.

|

E aí, a gente vai, cometendo acertos e os erros no meio de tudo.

Espero no andar das coisas, daqui alguns anos, perceber que não foi tudo em vão. 

Espero não descobrir tarde demais o que precisa ser descoberto. Perceber o que precisa ser percebido.

Espero também, conseguir pegar mais leve comigo mesma. Sei que tento dar conta de muita coisa. E eu sei que não vou dar conta de tudo mesmo. Mas, que eu sempre consiga fazer o melhor possível. O melhor que dá.

...

Vou tratar de arrumar solução pros erros que cometi.

Haja esperança.

(Foto de Brett Jordan: https://www.pexels.com/pt-br/foto/conceitual-abstrato-cartas-letras-6700363/)

Next Post Newer Posts Previous Post Older Posts Home
jQuery(document).ready(function(e) { e(".article_slider").owlCarousel({ autoPlay: 1e4, slideSpeed: 400, singleItem: true, navigation: false, pagination: true, }); }) $(".popular-posts .item-thumbnail img").attr("src", function (e, t) { return t.replace("s72-c", "s180-c") }); $('.popular-posts ul li .item-snippet').each(function(){ var txt=$(this).text().substr(0,150); var j=txt.lastIndexOf(' '); if(j>10) $(this).text(txt.substr(0,j).replace(/[?,!\.-:;]*$/,' ...')); }); $(document).ready(function(){ var smooth_scroll = $('#smooth_scroll'); //Click event to scroll to top smooth_scroll.click(function(){ $('html, body').animate({scrollTop : 0},800); return false; }); var menu_toggle = $('a.vt_menu_toggle'); menu_toggle.click(function(){ $("ul.blog_menus").slideToggle(); }); }); //]]>