amigos jornalistas, sorry.... eu tinha de colocar a notícia aqui.... DERRUBARAM de novo a obrigatoriedade do diploma de jornalista!! sabe como é, né? a polêmica em torno do assunto parece que não vai acabar nunca. eu, particularmente, acho que de fato, não é tããããão necessário assim o bendito diploma de jornalismo. sou suspeita pra falar porque abandonei o curso no segundo ano (quem sabe que já fiz cásper e larguei no meio, fica meio puto. quem estudou lá, até que me dá um desconto, hehe). pô! o fato é que, Gilberto Dimenstein, Mariana Godoy, César Tralli e milhares de outros são formados jornalistas... (mino carta não, bóris casoy não...) claro que a obtenção de conhecimentos deles para se tornare bons profissionais não pára por aí... eles foram muito além. A própria experiência de rua, de contato com pessoas, com a fonte, com o turbilhão de acontecimentos do nosso admirável mundo novo (leiam!!), o trato da informação, a responsabilidade na transmissão de cada dado apurado e a forma como se faz isso, nada disso depende obrigatoriamente do diploma.

Isso digo sem peso na consciência porque tanto na Cásper quanto na Rio Branco (onde estudo hj), conheço estudantes que como tal, já são péssimos profissionais. Conheço poucos que se revelam o contrário. Mas, de qualquer maneira, a prática acaba sendo mais importante do que a faculdade... isso não só no caso do jornalismo, quer saber?... (eu, estudante de rtv que me interesso por música, design gráfico e causas sociais que o diga......).............................. vai muito mais da pessoa, do seu interesse e de sua capacidade de apreensão da realidade e das imaterialidades que o cercam....

mas vale pensar se: 1. a obrigatoriedade de médicos e engenheiros caísse, qualquer um iria cair matando e se metendo a construir prédios e abrir pessoas?? (olha, isso eu disse, super a grosso modo, uma vez que o número de especializações nas duas áreas é enooorme)...............................................................2. seguindo esse raciocínio, porque jornalistas e estudantes temem e rejeitam tanto essa liminar maldita? auto-proteção? valor ao din-din pago na facu? medo de que maus profissionais entrem no mercado (ok, se for isso... eu também tenho medo de orcs.... eles estão por todos os lados. e disfarçados de elfos, às vezes).......

bem..... acho que valeu a cutucada...
Next Post Newer Post Previous Post Older Post Home

0 comment :

Post a Comment

jQuery(document).ready(function(e) { e(".article_slider").owlCarousel({ autoPlay: 1e4, slideSpeed: 400, singleItem: true, navigation: false, pagination: true, }); }) $(".popular-posts .item-thumbnail img").attr("src", function (e, t) { return t.replace("s72-c", "s180-c") }); $('.popular-posts ul li .item-snippet').each(function(){ var txt=$(this).text().substr(0,150); var j=txt.lastIndexOf(' '); if(j>10) $(this).text(txt.substr(0,j).replace(/[?,!\.-:;]*$/,' ...')); }); $(document).ready(function(){ var smooth_scroll = $('#smooth_scroll'); //Click event to scroll to top smooth_scroll.click(function(){ $('html, body').animate({scrollTop : 0},800); return false; }); var menu_toggle = $('a.vt_menu_toggle'); menu_toggle.click(function(){ $("ul.blog_menus").slideToggle(); }); }); //]]>