Produtividade x Auto-Cobrança x Realização Pessoal

sobre o post anterior...

tem tempo que não escrevo. estou cá com minhas lutas diárias em torno dessa questão da produtividade.
eu vi... consegui visualizar o mundo ideal das coisas acontecendo na minha vida, no meu entorno de trabalho e pessoal.
mas, claro, entre visualizar e concretizar, meu bem... tem um passo bem largo.

eu perco muito tempo com idiotices. fato.
entro numa caixa de email antiga para buscar informação específica e acabo me assustando com a quantidade de mensagens não lidas e aí passo vááários minutos limpando a caixa de email e até dando uma lidinha em alguma coisa interessante. PÉSSIMO. desvio total de objetivo e lá se vão mais 10, 15 minutos. Falar em Facebook então.... daria um post inteiro.

na vida real, entro numa loja de roupa para comprar uma calça preta. E na busca da calça vão passando as calças azuis, verde... aquela blusinha, um vestido, anéis e brincos. além disso, vão passando os minutos também... e as horas... bem, estamos aqui falando de moda #produtividade... então, porque não entrar na loja, ver que não tem calça preta (e que a blusinha azul não serviu) e sair e partir pra próxima, pro próximo item da lista ou próxima loja?

compra no supermercado, lista de ligações importantes do dia, fazer as tarefas com mais conectividade entre elas, de "caso mais (e melhor) pensado".... Porque não?

uma amiga me disse que "compromisso pra mim lembra cobrança. Me assustei com o 'aumentar a produtividade'" do post anterior...

enfim... na verdade, façam uma conta comigo: eu sou sozinha aqui e tenho só uma ajudante. 
não tenho mãe, pai, amigo ou vizinho que ajude em nada de graça e mesmo pagando é difícil. 
o pai dos meninos praticamente se auto-anulou de qualquer coisa e talvez, não seria mesmo diferente... 
e aí, fica a vida prática inteirinha pra ser tocada, pra ser vivida, para ser experimentada, para ser vivenciada... 
(yes, meus caros, mesmo com tantas 'obrigações' eu quero mesmo é viver...)

então eu penso muito na minha produtividade, sim
meu dia tem que render... e atualmente, não está rendendo...

tem a ver com o estado do corpo. tem a ver com o estado de/do espírito. tem a ver com saúde física e mental
tem a ver com a calma. tem a ver com saber administrar dinheiro, tempo e humor

e mais... sinceramente, fazer tudo isso SEM SE COBRAR...

pra ter produtividade alta, vejo/penso eu, tem que ter a capacidade de se permitir errar e deixar escapar coisas que não são prioridadee é preciso estar bem porque essa produtividade tem que ser constante e trazer satisfação, pra poder continuar no dia seguinte... 

alta produtividade, não tem que trazer estafa... senão o dia seguinte passa a ser um lixo e aí tua auto-estima te trai.
ou seja, no outro dia vc não produz e ainda corre o risco de se frustrar e ficar se culpando por não ter feito x, y e z. 
perda de tempo. total.

#fodamasfato: essas coisas tem que ter leveza.

é como o atleta de alta-performance. aquele que treina pra competição.
tem a rotina de treino, dói, cansa, exaure... mas não pode extrapolar certos limites porque no dia seguinte ele tem que estar lá de novo. e tem que estar em condições de treino porque a ideia é sempre se superar e seguir treinando.

e o grande prazer do próprio treino, além da questão dos hormônios (cortisol, endorfinas... que te ajudam a se sentir melhor), tem o jogo diário doauto-desafio e da superação, que pode ser algo bem divertido.... isso te estimula a seguir...

eu encaro minha passagem por aqui como esse grande treino em todos os aspectos. 
eu consigo visualizar a vida me dando oportunidades constantes de me renovar, de me desafiar, de sempre tentar coisas novas e encarar meus medos (fruto da falta de fé) e defeitos. 

aprender a ter produtividade sem me cobrar tanto é um desses desafios que espero conseguir superar em breve.
hei de conseguir. i'll take my time.
Next Post Newer Post Previous Post Older Post Home

0 comment :

Post a Comment

jQuery(document).ready(function(e) { e(".article_slider").owlCarousel({ autoPlay: 1e4, slideSpeed: 400, singleItem: true, navigation: false, pagination: true, }); }) $(".popular-posts .item-thumbnail img").attr("src", function (e, t) { return t.replace("s72-c", "s180-c") }); $('.popular-posts ul li .item-snippet').each(function(){ var txt=$(this).text().substr(0,150); var j=txt.lastIndexOf(' '); if(j>10) $(this).text(txt.substr(0,j).replace(/[?,!\.-:;]*$/,' ...')); }); $(document).ready(function(){ var smooth_scroll = $('#smooth_scroll'); //Click event to scroll to top smooth_scroll.click(function(){ $('html, body').animate({scrollTop : 0},800); return false; }); var menu_toggle = $('a.vt_menu_toggle'); menu_toggle.click(function(){ $("ul.blog_menus").slideToggle(); }); }); //]]>